A felicidade é uma condição real ou ilusória Part I

Há muitos anos todos os seres humanos que já viveram neste planeta estão buscando e almejando sempre a felicidade para suas vidas. Mas a felicidade é uma condição real ou ilusória?

f1

Esta é uma das questões mais antigas que o homem tenta compreender. Todos buscam condições de vida melhores, mas realmente é possível atingir um estado autentico de felicidade?

Talvez a alegria momentânea seja a maior felicidade que possamos atingir. Felicidade fixa e duradoura para ser um sonho e completa ilusão humana que rejeita todos os eventos naturais que nos rodeiam e são inevitáveis.

Não há como estabelecer uma felicidade fixa e duradoura devido aos acontecimentos naturais e inevitáveis que nos cerca e pode mudar tudo que conhecemos em apenas um segundo.

Ignorando totalmente estes fenômenos o homem pode se estabelecer na felicidade ilusória, no entanto cedo ou tarde ela se romperá completamente com um repentino acontecimento que mudará tudo e aquele estado anterior não poderá ser retornado, nem com esforço e vontade.

O que acreditamos que é a felicidade

f2

Para buscarmos a felicidade primeiramente devemos estabelecer o que é felicidade. Não há como buscar algo que nem se sabe o que é. Sendo assim o ser humano estabeleceu alguns padrões que ele mesmo pode considerar com felicidade e isso não quer dizer que é a felicidade definitiva ou mesmo real.

A busca pelo prazer é um dos principais motivadores da felicidade. Buscar mais prazer e se afastar ao máximo da dor ou tristeza são considerados a felicidade definitiva. Mas em uma analise um pouco mais profunda percebe-se que é impossível evitar a dor e a tristeza ao longo da vida inteira.

f3

A vida é completamente descontrolada e acreditar que podemos controlar os eventos é um gerador de dor e sofrimento em si. A felicidade como a conhecemos necessita de completo controle das circunstâncias ao nosso redor. Isto faz da felicidade um grande paradoxo.

Por mais que queremos ser os “donos do nosso nariz” na realidade as coisas não são bem assim. Não podemos controlar os eventos da natureza que nos rodeiam. Evitar totalmente a dor e viver sempre experiências prazerosas é simplesmente impossível.

O relacionamento felicidade e dinheiro

f4

Por que a felicidade é relacionada ao dinheiro? A resposta é incrivelmente simples. Com dinheiro se compra mais prazeres e há a esperança de poder fugir completamente da dor com muito dinheiro. Mas isso é ilusório, não é possível fugir da dor apenas porque possui dinheiro.

A dor é natural. A perda de parentes e amigos e até mesmo da própria saúde são completamente inevitáveis. Não há como comprar mais vida. O máximo que podemos tentar fazer é manter a saúde em dia com boa alimentação e exercícios regulares.

No entanto isto não é nenhuma garantia. É apenas uma tentativa que não pode garantir nada. A vida é um fenômeno único em si e completamente incontrolável. Não escolhemos nascer e muito menos morrer.

O mero prazer não pode ser considerado como a felicidade. Tudo é passageiro e o prazer se vai com a vida. Viva mais feliz transformando o seu próprio mundo em amor e alegria. Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *