Incêndio do museu da Língua Portuguesa

Essa semana o Estado de São Paulo e porque não dizer o Brasil, sofreu um grande prejuízo cultural. O Museu da Língua Portuguesa sofreu um incêndio de grandes proporções que segundo informações, fora causado por um curto circuito devido a uma troca de lâmpada.museu da Língua Portuguesa

Toda a cobertura do museu que fica localizado no complexo da Estação da Luz ficou destruída pelo incêndio, assim como, os totens, telões digitais e acervos que se encontravam no museu, como foi o caso do acervo do escritor português Câmara Cascudo.

Mas seguramente perda maior foi a do bombeiro civil Ronaldo Pereira, de 39 anos. Ele trabalhava no local  há  3 anos e segundo sua esposa Rita de Cássia, amava o que fazia“Um amor. Era muito carinhoso, muito atencioso. Ele era meu tudo”, disse Rita de Cássia, mulher da vítima. “Pelo que eu fiquei sabendo, ele tirou todo mundo pra fora e ele que ficou”, afirmou. “Eu sei que ele está feliz onde ele está, porque morreu fazendo o que gostava mesmo”, declarou Rita ao G1, o portal de notícias da Globo.

Segundo o próprio Corpo de Bombeiros, o Museu da Língua Portuguesa não tinha sua o seu aval contra incêndios, conhecido como AVCB (Auto de Vistoria do Corpos de Bombeiros). Segundo o responsável pelo museu, eles só tinham o aval contra incêndio da prefeitura da cidade de São Paulo.

 

museu da lingua portuguesa_bombeiros sao paulo-2

Além do rico acervo físico que estava ali e foi destruído,  outro grande prejuízo, foi os danos causados a arquitetura histórica do complexo da Estação da Luz que ficou parcialmente comprometida.

A Estação da Luz que pertence a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficou fechada nesta terça feira, pois técnicos temiam desabamentos da estrutura devido à movimentação dos trens.

É muito triste ver um patrimônio como o Museu da Língua Portuguesa prejudicado, principalmente por vivermos num país onde se valoriza tão pouco a cultura e necessita ardentemente de espaços voltados para a cultura como esse, para nutrir nas pessoas o amor pelo conhecimento.

museu da Língua Portuguesa

Revoltante também é, por saber que tudo isso aconteceu por mais um ato de negligência do poder público que tinha o dever de zelar por esse patrimônio cultural, mas que simplesmente o deixou entregue a proteção do acaso. Como não podemos confiar no acaso, o resultado infelizmente foi essa verdadeira tragédia cultural para o nosso já tão injustiçado Brasil.

 

 

museu_da_lingua_portuguesa_gov_sao_paulo-1

Agora só nos resta querer que tudo seja reconstruído e como é de costume no Brasil depois de uma tragédia, as coisas sejam feitas corretamente como deveria terem sido feitas desde o início.

O dia que o poder público e a própria nação brasileira entender que a única coisa que pode mudar o Brasil é a cultura e a educação, cuidarão do nosso patrimônio histórico e cultural como seus maiores bens, pois só uma coisa pode libertar toda uma nação do sofrimento, da miséria e da opressão. O conhecimento, pois como dizia Platão, “a ignorância é o flagelo da humanidade”.

Saiamos da caverna da ignorância, porque lá fora existe um mundo de infinitas possibilidades de um mundo melhor esperando pelo Brasil e o seu povo.

1 comment for “Incêndio do museu da Língua Portuguesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *