O que é ser iluminado?

O que é ser iluminado?

Gente das mais diferentes filosofias de vida e religiões almeja um dia atingir a tão propagada “iluminação espiritual” Muitos acham que para chegar a tal estado é necessário parar de fazer sexo, de comer carne, fazer uma viagem mística ou ficar nas montanhas meditando 3 horas por dia. Há quem ache que pode encontrar isso numa religião, em rituais umbandistas, na bíblia, no antigo livro do vedas indianos Bhagavad Gita, no Alcorão, enfim  nos milhares de caminhos que se auto-intitulam como o mais adequado para isso.

ILUMINAÇÃO

Mas e se de repente alguém chegasse para você e dissesse que você não precisa de nada disso para ser um iluminado?  Certamente você irá se espantar e me dizer que sou louco ou que quero bancar o auto-suficiente, que não precisa de nada e nem ninguém. Ledo engano!

Não se trata de loucura e muito menos de achar que não precisamos de ninguém. Muito pelo contrário, não somos uma ilha e não existe melhor referência do que os outros para que possamos saber quem realmente somos e chegar lá.

A chamada iluminação espiritual nada mais é do que uma expansão da consciência que se processa quando você está disposto a aprender e a evoluir com a escola da vida. Expandir a consciência é ter clareza das coisas e a partir do momento que essa clareza se estabelece dentro de nós como um sentimento é que evoluímos até chegar a um ponto aonde não enxergamos mais o mundo pelos olhos iludidos do ego; mas pelos os olhos da consciência, ou seja, quem realmente somos, o observador que tem a opção de se envolver ou não com os  pensamentos autodestrutivos, com as ilusões do mundo ou as constantes cobranças para que não sejamos quem realmente somos.

CONTROLE

Fazendo uma analogia com uma pessoa e uma televisão, fica muito fácil entender o que é a consciência. No exemplo em questão, a televisão é a mente com os seus milhares de pensamentos, ora destrutivos, ora confuso, ora eufórico ou fantasiosos.  Já você é o telespectador que está no comando da situação, pois tem o controle remoto nas mãos. Caso esteja passando algo que você não gosta na televisão, basta apontar o controle remoto na direção da TV e mudar de canal. Assim deve ser a nossa postura diante da vida, pois precisamos entender que não somos o que os outros pensam, os nossos pensamentos e muito menos as nossas ilusões. SOMOS AQUELE QUE OBSERVA TUDO ISSO E QUE TEM O ARBITRIO DE SE ENVOLVER OU NÃO! SOMOS A CONSCIÊNCIA!

DESPERTAR

Para que a gente evoluía é preciso exercitar essa lucidez diariamente, prestando atenção aos nossos atos, pensamentos, bem como, a postura das pessoas ao seu redor. Esse exercício diário vai lhe dando cada vez mais lucidez e sabedoria. É uma pratica para toda a eternidade!

Chegará um momento que coisas que tiravam o seu sono ou lhe irritavam muito, por exemplo, não fará você nem sequer dar um bocejo, tamanha é a expansão da consciência que você adquiriu para não dar mais importância para quilo.

Quando você eleva o seu nível de consciência, pouco se ilude, deixa de idealizar como os outros devem ser, reduz significativamente a mania de prejulgar e pensar mal dos outros, não se envolve em fofocas e nem fala mal de ninguém. Isso aconteceu porque você virou um santo ou um anjinho de asas e arco na cabeça? Não!!! Aconteceu a partir do momento que você por seu empenho, teve uma tomada de consciência e assim entendeu que isso não agrega nada de bom a você e nem a sua vida.

Se você quer ter uma filosofia de vida, uma religião e até meditar (pratica que recomendo com entusiasmo), fique a vontade para seguir o caminho que quiser. Entretanto, entenda que não são esses caminhos em si que lhe levará a iluminação, mas sim uma postura de vida que requer autoconhecimento, dedicação, sabedoria e amor para sermos seres evoluídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *