Você se preocupa em agradar a todos?

Você se preocupa em agradar a todos?

Provavelmente uma das maiores doenças sociais do ser humano é a necessidade obsessiva e compulsiva de agradar a todos. Primeiro, queremos agradar a família para ter atenção e o carinho deles. Mal nos damos conta de que o pior está por vir.

AGRADAR O OUTRO

Na medida em que crescemos levamos essa necessidade de aprovação para a escola. Esforçamo-nos para sermos aceitos pelo grupo, muitas vezes nos submetendo a estar do lado de quem não gosta da gente só para ter a aprovação de todos.

Essa necessidade de ser aceito pela turma é levada para a adolescência, e ai a crueldade a que nós somos submetidos caso nos recusemos a ser mais uma cópia da cópia da cópia é absurda. O adolescente que ousa ser original é perseguido, humilhado, mal tratado e ridicularizado pelos colegas do colégio, na balada e no bairro onde vive.

Depois, já na fase adulta passamos pela mesma situação no trabalho, no namoro, depois no casamento com a mulher, com os filhos, parentes, igreja e todo e qualquer lugar para onde nos direcionamos.

VAIDADE

Ocorre que entrar nesse ciclo vicioso de depender sempre da aprovação de alguém para se sentir bem, nunca fará ninguém se sentir um ser humano inteiro e feliz na vida. Ter a aprovação de uma pessoa ou outra tem lá a sua importância, mas viver na dependência disso para se sentir feliz e satisfeito, vai fazer você viver eternamente deprimido e decepcionado.

É com a sua opinião e o que você pensa sobre si que faz a diferença em sua vida. O que o outro pensa a seu respeito tem muito mais a ver com as crenças e a forma como essas pessoas vêem o mundo do que com você. Tentar preencher as expectativas milhões de formas diferentes de pensar é loucura pura!

Não adianta nada o mundo inteiro estar ao seu lado se você está contra a si mesmo, afinal de contas quem se agüenta ai dentro 24 horas por dia é você e mais ninguém. Por outro lado, o mundo pode estar contra a você, mas se você está ao seu lado meu caro, isso não fará a menor diferença.

ORIGINALIDADE

Desapegue-se dessa vaidade de viver da consideração alheia, pois essa aprovação não passa de uma miragem que não vai dar nada além de uma sensação muito passageira de alegria. Depois, naquele momento em que é só você com você mesmo, vai lhe dar um vazio tão grande, que você terá a sensação de estar mergulhando num poço escuro e sem fundo. Quer se livrar disso de uma vez por todas? Fique do seu lado! De a si mesmo o apoio em tudo que você considere essencial para a sua vida. Se aceite como você é e entenda que você é perfeito dentro da sua imperfeição, pois se a natureza o fez como fez foi porque isso se fez necessário para que você se torne quem realmente precisa ser.

Não se enverede por esse labirinto que é tentar agradar os outros, pois o que você vai encontrar pelo caminho serão só espinhos. Quem tiver que gostar de você,  gostará pelo que você é!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *